A escrita como campo experimental na linguagem
Voltar para o inícioPrograma
O curso constrói um panorama de possibilidades que cercam a experimentação da linguagem através da escrita na perspectiva das artes visuais, da literatura e da dramaturgia, perpassando pelas diversas áreas de influência da cultura em que o texto se apresenta como protagonista.
A partir do primeiro contato com os trabalhos, os encontros promoverão o debate crítico entre os participantes e os orientadores, como instrumento teórico para a prática da produção textual, advinda das proposições orientadas e de projetos autorais dos envolvidos. Todo conteúdo é base para fomentar a produção individual criativa de cada participante no curso que, obrigatoriamente, fundamenta-se na análise coletiva dos trabalhos escolhidos através da perspectiva da escrita experimental, desenvolvida durante todo o percurso da atividade.
Os encontros se dividem em duas etapas de trabalho. Inicialmente, pretende-se, em partes expositivas que abarcam a apresentação de trabalhos textuais, a leitura coletiva de seus excertos que fundamentam e, num segundo momento, a constituição do debate crítico e a percepção para a escrita experimental. A segunda etapa abrange toda a carga prática dos encontros, que se dividem entre as proposições coletivas de exercícios individuais e a produção de textos experimentais.
Encontro 1
O eixo “Desnarração” aborda os conceitos e a experimentação da narrativa. Ao ser eleita como ponto chave da apreensão literária, a narrativa vai ser apresentada em suas várias possibilidades de variação, desde sua sistematização tradicional até a radicalidade utópica de sua ausência.
Encontro 2
O eixo “Escrita Expositiva” abrange estudos pontuais de trabalhos que revelam o autor como suporte de sua própria escrita. Nesse caso, o texto não é mais o resultado final das produções, mas também e principalmente o seu processo de escrita.
Encontro 3
O eixo “Disparador Dramatúrgico” traz a transformação da escrita para a cena. Esse eixo pretende possibilitar a tradução teatral vista pelo ângulo de diversos estímulos, como música e imagem.
Encontro 4
O eixo “Narrativa Geométrica” aproxima a criação narrativa ao pensamento matemático de geometrização na experimentação formal do texto. Nesse caso, a narrativa está em função de um conceito abrangente de regras e estruturações.
Foto: Gustavo Colombini
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes
Gustavo Colombini
Dramaturgo e diretor teatral formado pela USP. Indicado ao Prêmio Shell de Melhor Autor. É dramaturgista nos núcleos de artes cênicas do SESI.
Leonardo Araújo
Graduado em Filosofia pela UNIFESP e em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes. Premiado pelo Sesi Arte Contemporânea Curitiba e pelo ProAC.
Bibliografia
AGAMBEM, Giorgio. Infância e História - destinação da experiência e origem da história. Minas Gerais: UFMG Edições, 2012.
BARRETO, Jorge Menna. Exercícios de leitoria. São Paulo: Editora USP, 2013.
FERREIRA, Glória & COTRIM, Cecília. Escritos de artistas anos 60/70. São Paulo: Jorge Zahar Editor, 2006.
GOLDSMITH, Kenneth & DWORKIN, Craig. Against Expression – an Antolhogy Conceptual Wrinting. USA: Northwestern University Press, 2011.
WOOD, James. Como funciona a ficção. São Paulo: Cosac&Naif, 2012.
Data
27/10/2015 a 30/10/2015
Dias e Horários
Terça a sexta, 10h30 às 13h30.
Local
Valores
R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira
Inscreva-se agora